sexta-feira, 27 de maio de 2011

Afinal de contas o Acre é nosso ou não?


Bem pra levantarmos a polêmica vamos voltar as aulas de Geografia e História.
A Bundinha do Brasil como tbém é assim chamado fica lá na pontinha do Amazônia e do Mato Grosso, com a área de 152.581,4 km² é um estado pequeno. O nome Acre vem do próprio rio que corta o Estado, em 1904 território e finalmente para Estado em 1962, mais ou menos isso. Bem o Acre faz fronteira com a Bolívia e o Perú e aí vem polêmica. Dizem por aí que em meados do século XX o mesmo pertencia á Bolívia e que nós brasileiros ocupamos o terrítório pra explorar os Seringais . No final do séc. VIII os Bolivianos queria
ter domínio pelo território e os brasileiros foram lá e tipo, aqui não! já é nosso, daí houve confronto na fronteira e formaram um bacanal de ambas as partes e deram nome pra isso, Revolução Acreana. Pois é o negócio foi complicado por aqui , os Bolivianos estavam cobrando impostos dos brasileiros por suas explorações. É até que faz sentido essa atitude.


Bem vamos entender,  tava lá aquela terra sozinha, ninguém se importava. Daí estavam os brasileiros saindo do nordeste á procura de novos terrítórios, assim como no  jogo Travian, quem joga sabe o que estou falando, Depararam-se com uma imensidão de Seringais e descobriram que com elas poderiam extrair borracha, bingo uma grande descoberta. E tira daqui e tira de lá a repercussão foi internacional, ganharam -se muito dinherio com a exportação da matéria-prima e a ultilizazão aqui mesmo e claro que fez uma grande importância na Segunda G. Mundial, isso é uma outra históra. Daí lá do outro lado alguém deve ter dito: Peraí estão tirando o que é nosso !!
Pô mas estava lá ... mas tinha dono ?
Hum...  tem umas terras lá no sertão da Bahia seeecas q ninguém quer.
Afinal de contas quanto vale um Estado? Bem eu não sei, só sei que dizem por aí que o Acre custou mais ou menos 2 milhões de Libras.


A questão é o seguinte enquanto brigam sobre isso o estado está lá crescendo da sua forma, a bio-diversidade q existe lá é grande, daqui uns dias vamos poder dizer que era, sim pq pouco ouvio se falar do Acre principalmente das coisas não legais que o governo abafa, deixa pra lá....né ? 
Espero que tenham colocado um ponto final nessa história pra lembrar-lhes que lá moram brasileiros, bolívianos, peruanos e etc. E dizer tbém que lá temmuitas coisas legais, como todas os estado tem suas coisas legais, entendeu ?
Eu tbém gostaria que  explorassem hj de uma forma positiva o Estado, como suas culturas que são diversas , alguém sabe por exemplo uma das comidas típicas de lá ?
Pois é com a mistura dos sulistas, paulistas, nordestinos e indigenas tem um prato que vai ; carne - de-sol, peixe e molho de mandioca, diferente né ?


Bem como o Estado é nosso e está lá no mapa, os professores de História poderiam falar mais sobre o Acre para seus alunos, mas só a verdade não vai fazer como alguns americanos, dizer que a Amazônia é deles, rs.


É isso aí galera leiam e exponham tbém suas opiniões, lembrando que tudo foi postado em cima de matérias que ouvimos, assistimos e lemos no dia-a-dia.


Um grande beijo Patty




.









Nenhum comentário: